Home arrow FAQs arrow O CMS arrow Água subterrânea
PDF Imprimir E-mail
Article Index
Água subterrânea
Introdução
Con/Pre - conceitos
Caminhos da Água
Zonas de ocorrência
aqüíferos/pressão

Os caminhos da água subterrânea

A água da chuva pode ter vários destinos após atingir a superfície da Terra. Inicialmente uma parte se infiltra. Quando o solo atinge seu ponto de saturação, ficando encharcado, a água passa a escorrer sobre a superfície em direção aos vales.

Dependendo da temperatura ambiente, uma parte da chuva volta à atmosfera na forma de vapor. Em países frios, ou em grandes altitudes, a água se acumula na superfície na forma de neve ou gelo, ali podendo ficar por muito tempo.A parcela da água que se infiltra vai dar origem à água subterrânea.

A taxa de infiltração de água no solo depende de muitos fatores:

Sua porosidade: A presença de argila no solo diminui sua porosidade, não permitindo uma grande infiltração.

Cobertura vegetal: Um solo coberto por vegetação é mais permeável do que um solo desmatado.

Inclinação do terreno: em declividades acentuadas a água corre mais rápidamente, diminuindo o tempo de infiltração.

Tipo de chuva: Chuvas intensas saturam rapidamente o solo, ao passo que chuvas finas e demoradas têm mais tempo para se infiltrarem.

A água que se infiltra está submetida a duas forças fundamentais: a gravidade e a força de adesão de suas moléculas às superfícies das partículas do solo (força de capilaridade).

Pequenas quantidades de água no solo tendem a se distribuir uniformemente pela superfície das partículas. A força de adesão é mais forte do que a força da gravidade que age sobre esta água. Como conseqüência ela ficará retida, quase imóvel, não atingindo zonas mais profundas.

Chuvas finas e passageiras fornecem somente água suficiente para repor esta umidade do solo. Para que haja infiltração até a zona saturada é necessário primeiro satisfazer esta necessidade da força capilar.

foto: Autor Eurico Zimbres

 
 

Visitantes Online

Nos temos visitantes Online

Estatísticas

Membros : 4349
Conteúdo : 41
Links da Web : 5